Newsletter Contorno de Florianópolis contornoantigo.arteris.com.br Edição 20
Contorno de Florianópolis
Trabalho nas desapropriações do Contorno Viário recebe prêmio nacional de melhores práticas jurídicas

O projeto-piloto de desapropriação para a obra do Contorno Viário de Florianópolis foi um dos vencedores do VI Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos. O anúncio foi feito na noite do último dia 25, durante evento promovido pela Intelijur. O case da Arteris Litoral Sul ficou em décimo lugar, concorrendo com outras soluções jurídicas de sucesso aplicadas no país em diferentes áreas.

No total, foram 1.163 áreas liberadas, em tempo recorde, ao longo de 50,8 quilômetros de extensão. A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável, destacou-se pela forma como conduziu o processo em conjunto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Florianópolis (Cejuscon) da Justiça Federal de Florianópolis, com participação em mais de 900 audiências de conciliação e quase 90% de acordos firmados, dando celeridade à liberação das áreas necessárias para as obras do Contorno Viário de Florianópolis.

A assessora jurídica Graziela Thévenet, que liderou e participou ativamente do processo, explica a importância do reconhecimento nacional. “Este é um trabalho inovador, cujo sucesso das conciliações é incontestável. Trata-se de um exemplo de cooperação entre concessionária, Justiça Federal, ANTT, AGU, peritos da justiça, MPF, expropriados e seus procuradores. Acreditamos que ele servirá de modelo para futuros empreendimentos no país”, afirma Graziela.

Atualmente, o Contorno Viário de Florianópolis é a maior obra de infraestrutura do Brasil

Obras seguem nos quatro túneis do Contorno

As obras dos túneis no Contorno Viário de Florianópolis continuam em todas as frentes. Ao todo, já são mais de 1.500 metros de escavações subterrâneas nos quatro túneis duplos. Para isto, foram necessárias pelo menos 400 ações de desmonte, que totalizam mais de 12 mil caminhões de rocha e solo já retirados nas oito frentes de trabalho.

“Os túneis são algumas das grandes obras do Contorno Viário, e todas as ações são feitas com muito cuidado de forma a garantir segurança e eficiência. É um trabalho multidisciplinar, acompanhado por geólogos desde o primeiro momento até a operação, e que chamará muita atenção de quem transitar por eles”, destaca Cesar Sass, Diretor de Operações Sul da Arteris.

O Contorno Viário terá quatro túneis duplos, que contam com obras de escavação subterrânea

Boas práticas de segurança são reconhecidas no Contorno

No dia 4 de novembro, representantes da Arteris Litoral Sul participaram do Diálogo Diário de Segurança Geral com todos os trabalhadores das obras dos túneis 2 e 3, no canteiro central da construtora CCInfra, em Palhoça. Os temas abordados foram os indicadores de saúde e segurança do trabalho no projeto e premiações internas.

Todos os meses, a construtora reconhece os colaboradores, setores e empresas subcontratadas que se destacaram na segurança durante o mês anterior. Esta é uma maneira de estimular as boas práticas no canteiro de obras, que norteiam todos os trabalhos do Contorno Viário de Florianópolis.

DDS contou com trabalhadores dos túneis 2 e 3 do Contorno

Quem faz o Contorno

Natural de Buriticupu, no Maranhão, Dougliana Moraes da Costa vive há oito meses em Palhoça para trabalhar como encarregada de produção na construtora CCInfra nas obras do Contorno Viário de Florianópolis. Aos 35 anos, esta é a primeira experiência da engenheira ambiental em uma obra de infraestrutura, já que trabalhava em escritórios com projetos e licenciamentos ambientais. “Aceitei este desafio porque nunca tinha trabalhado em obra, e era um desejo profissional meu”, comenta.

“Me sinto feliz por estar em uma obra deste tamanho. Aprendo muito a cada dia, eu não sabia como funcionava uma obra de túnel, por exemplo”, relata Dougliana, que sabe dos pontos positivos que o Contorno trará para a região: “A obra vai trazer benefícios para quem transita pela BR-101, e atualmente gera muitos empregos. Os municípios, como Palhoça, têm muitos benefícios”.

Aos 35 anos, Dougliana realiza o desejo de trabalhar em uma obra de infraestrutura

Escritório do Contorno Viário de Florianópolis
Av. Celso Joaquim da Silva, 151, São José - SC, 88122-040
Cancelar Inscrição    |    Visualizar na web